DMC <<

Pelos Caminhos de Santiago

1º dia

Porto - Chaves

2º dia

Vilar de Perdizes – Montalegre

3º dia

Couto Misto - Allariz

4º dia

Santa Mariña de Augas Santas - Ourense

5º dia

Oseira - Lalin

6º dia

Silleda - Santiago de Compostela

7º dia

Santiago de Compostela - Porto

8º dia

Porto

Nota Importante:

Os percursos pedestres podem sofrer alterações sem aviso prévio.

 

Os Caminhos de Santiago para além de Caminhos de Fé são fundamentalmente Caminhos Culturais.

Todavia, os participantes dos Caminhos de Santiago estão muito ligados a uma população sénior, que tem tempo e disponibilidade financeira para fazer esses percursos, mas na maioria dos casos não tem saúde. Começando pelas atrozes, diabetes, etc., etc.

 

Sendo assim, não faz sentido orientar essas pessoas para a autoflagelação a troco da Fé e da Cultura. Fazer 200 ou 300 Km a pé para depois recolher aos serviços de saúde para remediar o irremediável, muitas das vezes acrescentando mais problemas àqueles que já têm, não me parece ser o caminho mais correto.

Contudo, se em vez de fazer 30 Km num dia, executarmos um percurso assistido de 4 ou 5 Km, sendo este o mais interessante sob o ponto de vista paisagístico e cultural, conservamos a temática e diminuímos a carga física. No fundo, estamos apenas a preservar a saúde de quem faz esses percursos.

 

A referida assistência engloba tanto a componente cultural como a de cuidados de saúde. Para além do guia cultural, neste caso um(a) biólogo(a), acompanha o percurso um massoterapeuta, técnico de massagem terapêutica e desportiva, que está disponível tanto para fornecer aos participantes os apoios necessários durante o percurso, como para os massajar ao fim do dia no sentido de recuperarem da área física.

 

Quer isto dizer, que o programa terá a seguinte formatação:

O autocarro coloca os participantes no início de determinado percurso, e vai recolhe-los no fim, gastando-se o resto do dia em visitas culturais na região, havendo tempo no hotel de acolhimento de retemperar energias. O programa fica assim mais leve em termos de esforço físico, mas carregado com a mesma simbologia.

Quero afirmar que contamos para desenvolver este projeto com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e na pessoa do Prof. Xerardo Pereiro Perez, personagem galega com algumas publicações sobre os Caminhos de Santiago e também ligado à UTAD.

Este programa está no mercado no mercado português à cerca de 5 anos, e tem tido grande sucesso.

 

Nota Importante:

Os percursos pedestres podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Available & Incredible Unipessoal Lda. - RNAVT 6738

 

Rua Cidade de Espinho, nº 3 - R/C

5000-611 Vila Real

 

Telefone: +351 259 347 340

Telemóvel: +351 915 321 376

E-mail: douro.travel@gmail.com

www.pontoporponto.eu

ponto por ponto - Operador Turistico